 |
|
|
200 MIL PESSOAS ACOMPANHAM SÃO SEBASTIÃO ! Procissão do padroeiro do Rio de Janeiro vira apoteose de fé e devoção. Num belíssimo espetáculo de fé e amor ao padroeiro da cidade, a população do Rio de Janeiro homenageia São Sebastião com uma belíssima e emocionante procissão. Desde cedo, fiéis lotaram a Igreja de São Sebastião, no bairro da Tijuca, vestindo a cor característica do Santo, o vermelho. O local é conhecido por guardar três relíquias da cidade: a pedra fundamental, que deu origem ao Rio, os restos mortais de Estácio de Sá, fundador da cidade e a imagem do Santo Padroeiro, que teria sido trazida pelo próprio Estácio de Sá para a fundação da cidade. A Arquidiocese do Rio de Janeiro realizou missas, procissão, espetáculo teatral, apresentação de um novo CD com cânticos em louvor a São Sebastião, além de coletar alimentos para doação. O tema da festa deste ano é "São Sebastião, jovem discípulo de Jesus Cristo", que também é uma preparação para a Jornada Mundial da Juventude que acontecerá no Rio em 2013. Ao passar em frente ao INCA (Hospital do Câncer), Dom Orani, arcebispo do Rio, abençoou os doentes, médicos e familiares. Ao chegar à Avenida Chile, num grande palco foi encenado o Auto de São Sebastião. Logo após, com a relíquia do santo, Dom Orani deu a bênção à cidade e aos fiéis. São Sebastião tem sido aquele que o Rio de Janeiro invoca como o seu protetor, seu padroeiro, desde a fundação da cidade. Por isso, durante 13 dias fazemos visitas e celebrações com a imagem em locais públicos, paróquias, capelas, empresas e outros locais, para que possam vir à tona os valores que São Sebastião carrega como o respeito ao outro, de amor ao próximo e à Deus, fazer o bem e não desanimar com os problemas. Ao contrário de outras capitais, o Rio tem seu feriado no dia do padroeiro e não na data de sua fundação - dia 1º de março. Para historiadores, essa diferença se deve à tradição do feriado de São Sebastião, celebrado desde 1568. São Sebastião nasceu em Narbonne,sul da França, por volta do século 3. Pertencente a uma família cristã, ele foi batizado enquanto criança. Anos mais tarde, seguindo a carreira militar em Roma, foi nomeado capitão pelo Imperador Diocleciano por sua fidelidade e valor. Na posição de chefe, ele aproveitava para melhor confortar os cristãos quando denunciados ou condenados à morte. Diocleciano, identificando Sebastião como verdadeiro cristão, o deteve e forçou a renegar sua fé. Sem fazer a vontade do imperador, o santo foi amarrado a um tronco de árvore e alvejado por flechas. Resistindo à tortura, ele sobreviveu e manifestou ao imperador sua reprovação pela violência praticada contra os cristãos. Essa atitude custou a condenação à morte, ocorrida a pauladas no ano 303. Desde então tornou-se protetor da humanidade contra a peste, fome e guerra! *Fotos Jornal O GLOBO/JB -RJ
Escrito por Lucio Paulo às 20h46
[ ]
[ link ]
|
SÃO SEBASTIÃO - O SANTO DA PAZ Sinal de vitória para o Rio de Janeiro! A cidade maravilhosa do Rio de Janeiro - Brasil, que será palco do mundo durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em 2013 revela em suas raízes históricas que foi fundada à luz da fé debaixo da proteção do mártir São Sebastião, patrono da cidade, muito festejado pelos cariocas em 20 de janeiro. Durante a trezena de preparação à festa do padroeiro, a imagem do glorioso mártir Romano foi levada em peregrinação pelo Arcebispo da cidade, Dom Orani João Tempesta, a diveros lugares da cidade tais como: O Cristo Redentor, Hospitais, Quarteis militares, rádios, jornais, Escolas de Samba. etc.. A devoção a São Sebastião no Brasil especialmente no Rio de Janeiro, foi trazida pelos portugueses, que no século 16 durante a Batalha das Canoas, travada na Baía de Guanabara, puderam ver a figura do santo no céu vestida de armadura de soldado, anunciando a vitória dos portugueses sobre os franceses calvinistas. Desde então Estácio de Sá, fundador da cidade, em agadecimento pela vitória alcançada, elegeu São Sebastião como padroeiro e protetor da cidade junto de Deus. A cidade do Rio de Janeiro, festeja seu padroeiro já fazendo uma preparação para a Jornada Mundial da Juventude em 2013, durante os festejos foi lançado um CD com músicas religiosas do padroeiro, direcionadas aos jovens, cujo título é "São Sebastião acolhe a juventude!" Já na manhã do dia 20 de janeiro acontece a "Corrida de São Sebastião" um torneio esportivo pelas ruas do Aterro do Flamengo, próximo ao monumento de São Sebastião (abaixo) e que se torna também local de evangelização onde as pessoas podem se inscrever nas Pastorais da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Sendo um jovem capitão Romano, martirizado por seu amor a Cristo e à Igreja, São Sebastião torna-se Modelo para toda a juventude e sinal importante na preparação para a JMJ do Rio de Janeiro. É belo e consolador constatar que muito jovens tornam-se discípulos de Cristo e membros atuantes da igreja, atraídos pelo exemplo de São Sebastião, modelo de coragem, fé, bravura, fidelidade e fortaleza cristã. Na JMJ em 2013 perceberemos como São Sebastião acolhe a Juventude do mundo inteiro!
Escrito por Lucio Paulo às 08h54
[ ]
[ link ]
|
GLORIOSO SÃO SEBASTIÃO 20 DE JANEIRO Intercessor da humanidade contra a peste, fome e guerra! São Sebastião nasceu em Narbona, nas Gálias, sendo educado em Milão, terra de sua família. O desejo de auxiliar seus irmãos nas perseguições levou-o a escolher a carreira das armas. Sabia que os soldados de Cristo, cobertos pelas armaduras dos soldados de César, podiam introduzir-se facilmente nas prisões para reanimar a coragem dos confessores da Fé. Dotado de singular dom da palavra, de tal maneira inflamava seus ouvintes nas enxovias que chegou mesmo a converter o carcereiro da principal prisão romana, o primeiro escrivão do Tribunal Romano e sua esposa, e até o Governador da capital do Império, Cromácio, com toda sua família. Destes novos convertidos, vários sofreram o martírio e são cultuados como santos pela Igreja. Depois de ter encaminhado para o Céu uma quantidade inumerável de mártires, denunciado por um cristão apóstata, o santo incorre na desgraça de Diocleciano. O Imperador chama-o e o repreende por observar tão mal suas obrigações. O santo responde que, considerando ser uma loucura pedir favores e socorros a pedras (os ídolos), havia adorado sem cessar a Nosso Senhor Jesus Cristo, tanto pela salvação do Príncipe como de todo o Império. Descontente, o Imperador entregou-o aos arqueiros da Mauritânia (África), os quais, por sua ordem, cravaram-no de flechas de todos os lados. Ele foi abandonado como morto no local do suplício. Mas Santa Irene, viúva do mártir São Castulo, e que tinha seus aposentos no próprio palácio imperial, vindo para enterrá-lo segundo os costumes cristãos, encontrou-o ainda vivo e o levou para sua casa, onde recobrou pouco a pouco a saúde perfeita. Os cristãos exortaram-no a sair de Roma. Mas, depois de ter invocado a Deus, o herói colocou-se numa escadaria por onde deveria passar Diocleciano e enfrentou-o, Diocleciano ficou surpreso ao vê-lo, pois o acreditava morto, conforme suas ordens. O santo explicou-lhe que Jesus Cristo lhe havia devolvido a ;vida para que protestasse diante de todo o povo contra aquela injustiça extrema. O Imperador, em cólera, fê-lo conduzir imediatamente ao hipódromo do palácio, para que ali o espancassem até morrer. Temendo que os cristãos o venerassem como mártir, mandou lançar o corpo no esgoto de Roma, a Cloaca Máxima, onde ficou pendurado num gancho. Sebastião apareceu em sonho a Santa Lucina, viúva, matrona das mais estimadas na Cidade Eterna, indicando-lhe o local em que estava seu corpo, pedindo que o enterrasse nas catacumbas, à entrada da gruta dos Apóstolos. A vidente executou religiosamente essa ordem, passando trinta dias junto de seu túmulo. Isto se deu no ano de 304. "Glorioso mártir São Sebastião, valoroso padroeiro e defensor da cidade do Rio de Janeiro, vós que derramastes vosso sangue e destes vossa vida em testemunho da fé em Nosso Senhor Jesus Cristo, alcançai-nos do mesmo Senhor, a graça de sermos vencedores dos nossos verdadeiros inimigos: o ter, o poder e o prazer, que fazem viver sem fé, sem esperança e sem caridade. Protegei, com a vossa poderosa intercessão, os filhos desta Terra. Livrai-nos de toda epidemia corporal, moral e espiritual. Fazei que se convertam aqueles que, por querer ou sem querer, são instrumentos de infelicidade para os outros. E que o justo persevere na sua fé e propague o amor de Deus, até o triunfo final. São Sebastião, Advogado contra a Epidemia, a Fome e a Guerra, rogai por nós. Amém! Rezar o Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai". Glorioso mártir São Sebastião:Nas minhas dúvidas, orientai-me;Com vossa espada poderosa, salvai-me Da fome e das doenças, afastai-me; Das setas do maligno, defendei-me, Dos vícios e das drogas, libertai-me O caminho da Justiça e da verdade, mostrai-me; Com o sangue precioso que derramastes, lavai-me! Santo Guerreiro da Justiça e da Vida, amparai-me; Das secas, das tempestades e da guerra, livrai-me; Com o fogo do Espírito Santo, transformai-me; Do medo e da violência, protegei-me; Com a Santíssima Virgem Maria, abençoai-me Na hora de minha morte, serenai-me e conduzi-me em vossa companhia ao Reino celestial. (Autor: Lucio Paulo Gouvea - RJ)
Escrito por www.oasisdemaria.blogspot.com às 22h57
[ ]
[ link ]
|
 |
| [ página principal ] [ ver mensagens anteriores ] |
|
 |


|
 |